Nossa História…

G.APOIOFOTOO Instituto Família do Brasil, teve seu marco legal e regulamentação do Estatuto Social em julho de 2009. Embora suas atividades já existam desde março de 2000 quando, juntamente, com cinco profissionais da área da saúde, se organizaram e com o apoio dos Menonitas estabeleceram um programa de atendimento às famílias que não tinham entendimento e não sabiam como lidar com familiares na dependência química. por conta desta realidade tão dura e cruel, a equipe foi em busca de conhecimentos científicos para estruturar e formar uma organização onde pudéssemos atender este grande desafio e também capacitar outras pessoas para tal. Diante deste desafio,  muitas pessoas se juntaram ao nosso sonho, o que tornou possível, mais tarde, a formação do nosso primeiro trabalho com familiares de dependentes químicos, chamado de Grupo de Apoio à Dependência química e Emocional.

G.A. I

O IFB – Instituto Família do Brasil é uma Organização Não Governamental, constituída por profissionais voluntários que atuam na prestação de serviços à comunidade, oferecendo serviços de saúde nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e assistência social entre outros, cuja finalidade institucional é trabalhar em prol de um atendimento que edifique as famílias e seus relacionamentos. As principais ações desta instituição estão direcionadas ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam, sobretudo, déficit de aprendizagem. Dificuldade esta, geralmente, diagnosticada pela pedagogia que realiza acompanhamento na rede de ensino fundamental e médio, que por sua vez efetua encaminhamentos ao IFB.

G.A. II

 

Destaca-se ainda o trabalho terapêutico realizado com dependentes químicos e seus congêneres, através de terapias de grupo e apoio psicológico e assistencial e, uma atenção especial voltada para a codependência, uma vez que entendemos o quanto o apoio e envolvimento da família na recuperação do dependente, determina positiva ou negativamente para a eficácia do tratamento.